Nada como uma boa harmonização para esquentar os sentidos neste inverno. O frio já chegou e o corpo pede alimentos mais untuosos e cervejas mais encorpadas.
Para nos passar a dica de uma combinação para encarar o frio, convidei o chef e cervejeiro Marcos Camargo, consultor de alguns estabelecimentos como o Clube do Malte (Curitiba, PR) e oEmpório São Patrício (Bal. Camboriú, SC).
Ele nos deu a dica de como fazer uma Costelinha de Porco Assada que leva cerveja do estilo Porter no preparo.
Aproveitamos para utilizar Flying Dog Road, uma Porter sensacional, do jeitão americano de ser – levemente mais lupulada do que as inglesas. Esse fator trabalhará muito bem no preparo e na harmonização com o prato, ajudando a limpar a gordura a cada gole e combinando nos aromas. Eu realmente sou fã de toda a linha da Flying Dog, uma pena somente que a importação para o Brasil foi descontinuada. São cervejas com muita personalidade, e já conseguimos perceber isso pelos próprios rótulos!
Mas vamos deixar a nostalgia de lado e aproveitar a receita do chef Marcos, lembrando que podemos utilizar qualquer cerveja Porter ou Stout:
Receita Costelinha de Porco Assada com Flying Dog Road Dog
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 1 kg de costelinha de porco fresca
- 200 gramas de cebola
- 50 gramas de alho
- 1 maço de alecrim
- ½ maço de tomilho
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
- 1 garrafa Flying Dog Road Dog (330 ml)
Modo de preparo
- Corte as cebolas e o alho em lâminas. Em uma forma, coloque a metade da cebola e do alho juntamente com metade do alecrim, do tomilho um pouco de azeite. Tempere a costelinha com sal e pimenta a gosto e coloque-a em cima destes temperos. Cubra a costelinha com o restante dos temperos, cubra com plástico e guarde por 24 horas na geladeira.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Cubra a forma com papel alumínio e coloque para assar. Depois de 1 hora, aumente o fogo para 220ºC, descubra a costelinha e regue com um pouco da cerveja. Repita este processo a cada 15/20 minutos por quatro vezes. Pode-se usar o líquido que fica no fundo da forma para regar a carne também. Espere secar todo o líquido e retire do forno. Coloque a costelinha em uma travessa para servi-la e regue com um pouco de cerveja a forma, ainda quente, para deglassea-la. Regue a costelinha com este caldo e sirva com uma taça de Flying Dog Road Dog.
Hum, fiquei com vontade de comer essa costela de porco com porter. srsrs
ResponderExcluir