Uol1

terça-feira, 16 de abril de 2013

Indígenas produzem cerveja com quinoa

Foto Divulgação


Assim como o consumo moderado da cerveja, a quinoa é um grão que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Sabendo disso, a comunidade indígena Aymara, que fica em Challapata, sul da Bolívia, começou a produzir e comercializar cervejas feitas com a quinoa, que já era conhecida do povo Inca. A receita não foi divulgada, mas se sabe que o rótulo não é filtrado, guarda resquícios dos condimentos usados durante a fabricação e tem um sabor peculiar, que nasce pela ação das leveduras no grão.
Segundo a apuração da agência de notícias France Presse, o governo boliviano tem o interesse de expandir a chamada “rota da quinoa”, rede que liga La Paz, Oruro e Potosi em uma malha rodoviária de 1,5 mil quilômetros. O objetivo é atingir um milhão de toneladas de quinoa por ano, praticamente vinte vezes mais do que se produz atualmente. Ainda assim, a Bolívia já é responsável por 70% do total de quinoa que existe no mundo.
Entre as vantagens do consumo de quinoa estão a prevenção da osteoporose e o controle dos níveis de colesterol ruim, já que ela é rica em proteínas, vitaminas e minerais. O grão foi considerado pela Organização das Nações Unidas como um dos alimentos mais completos para a saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário